Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Nos dias 24 e 31 de agosto o judiciário foi palco do debate sobre o uso controlado do amianto crisotila no Estado de São Paulo. A ocasião reuniu 35 expositores entre especialistas de órgãos públicos e privados, entidades da sociedade civil, representantes da indústria, de trabalhadores, entre outros. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3937) questiona lei estadual que proíbe a exploração e comercialização de amianto em solo paulista. O relator é o Ministro Marco Aurélio. Aqui você encontra o resumo de todas as exposições feitas durante Audiência Pública realizada no Supremo Tribunal Federal (STF).

Contato

Regras do blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabaco


Médico pneumologista, doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Ubiratan de Paula Santos compareceu ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (24) para participar da audiência pública que discute o amianto. Para o profissional, os efeitos nocivos desse mineral aos seres humanos são comprovados há mais de cem anos.

Falando em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto, o médico observou que o amianto está relacionado a um dos cânceres que mais mata no mundo: o que atinge os pulmões. “Estamos falando de uma doença letal, então qualquer variação de risco tem um impacto significativo”, justificou.

Doenças cancerígenas que atacam os pulmões também estão fortemente relacionadas com o hábito de fumar, já que a nicotina é também comprovadamente cancerígena. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, 90% dos casos de câncer no pulmão registrados no Brasil estão relacionados ao tabaco. (link dessa info para colocar na palavra tabaco: http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=atento&link=doencas.htm)

Para o pneumologista, todos os tipos de fibra de amianto – crisotila, crocidolita, amosita, tremolita, actinolita e antofilita – contém substâncias consideradas cancerígenas. “Faz mal porque é uma fibra natural inalável e o pulmão humano é pouco adaptado para se defender de agressores externos”, afirma. Segundo Santos, a inalação desses filamentos origina uma inflamação porque o órgão é incapaz de expelir a substância. Esse machucado é o que leva o organismo a desenvolver o tumor. Por isso o médico considera que o mineral é nocivo aos seres humanos.

Índice

Postagens populares