Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Nos dias 24 e 31 de agosto o judiciário foi palco do debate sobre o uso controlado do amianto crisotila no Estado de São Paulo. A ocasião reuniu 35 expositores entre especialistas de órgãos públicos e privados, entidades da sociedade civil, representantes da indústria, de trabalhadores, entre outros. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3937) questiona lei estadual que proíbe a exploração e comercialização de amianto em solo paulista. O relator é o Ministro Marco Aurélio. Aqui você encontra o resumo de todas as exposições feitas durante Audiência Pública realizada no Supremo Tribunal Federal (STF).

Contato

Regras do blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Os resultados dos estudos são insuficientes, diz epidemiologista italiano



Benedetto Terracini, médico epidemiologista italiano, professor emérito e aposentado da Universidade de Turim, Itália, compareceu a audiência pública realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) e que discute a constitucionalidade da Lei 12687/2007 que proíbe o uso de amianto no Estado de São Paulo.

Durante sua exposição, Terracini apontou informações insuficientes em estudos feitos no Brasil sobre o impacto do uso do amianto na saúde dos trabalhadores, assim como os efeitos no meio ambiente em comunidades que concentram grande quantidade de residências cobertas com telhas feitas com fibrocimento com amianto crisotila.

Entre os pontos questionados está a metodologia utilizada para medição de risco. Segundo Terracini, o estudo tenta avaliar o risco, mas não afirma que as pessoas não ficarão doentes no futuro. Outra questão que foi relativizada pelo especialista, foi a falta de exames clínicos feitos nos participantes do levantamento. "Portanto, o estudo não produziu resultados confiáveis", defende.

Com relação a pesquisa que mede a exposição de fibras em áreas que concentram telhas de fibrocimento com amianto, Terracini disse que as tabelas apresentadas se contradizem. "A comparação entre os grupos não fazem muito sentido", pontua.  

Índice

Postagens populares