Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Nos dias 24 e 31 de agosto o judiciário foi palco do debate sobre o uso controlado do amianto crisotila no Estado de São Paulo. A ocasião reuniu 35 expositores entre especialistas de órgãos públicos e privados, entidades da sociedade civil, representantes da indústria, de trabalhadores, entre outros. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3937) questiona lei estadual que proíbe a exploração e comercialização de amianto em solo paulista. O relator é o Ministro Marco Aurélio. Aqui você encontra o resumo de todas as exposições feitas durante Audiência Pública realizada no Supremo Tribunal Federal (STF).

Contato

Regras do blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Amianto do tipo crisotila é menos perigoso que o anfibólio



David Bernstein é PHD em Medicina e Toxicologia Ambientalpelo Instituto de Medicina Ambiental da Universidade de Nova York. Bernstein é ainda Mestre em Física pela Universidade da Cidade de Nova York. O cientista acumula mais de 35 anos de experiência na condução de estudos de toxicologia da inalação de produtos químicos e farmacêuticos e na avaliação de seus efeitos.

O especialista afirmou, durante audiência pública que debate o uso seguro do amianto no Estado de São Paulo, que os recentes estudos sobre o minério trazem evidências científicas de que o amianto crisotila é significativamente menos perigoso aos seres humanos e ao meio ambiente que o anfibólio.
  

De acordo com Bernstein, pesquisas demonstram ainda que a crisotila brasileira tem uma biopersistência relativamente pequena. Isso significa que mesmo depois de 90 dias respirando seus filamentos não se comprovou o desenvolvimento de nenhuma patologia. "A fibra do amianto crisotila sai rapidamente do pulmão", explica. Porém, no caso do amianto tipo anfibólico, bastam cinco dias de exposição para gerar uma infamação nos pulmões. Em 28 dias, danos maiores foram registrados.

Com  relação a possíveis substitutos ao amianto, Berstein diz, com base em documento da Organização Mundial da Saúde (OMS) que não há estudos científicos suficientes de toxicologia sobre seus efeitos nos seres humanos e no meio ambiente. Entre essas fibras artificiais está a feita a partir de polipropileno, mas existem diversos outros tipos e os dados científicos disponíveis sobre eles inexistem.
  
Bernstein concluiu a apresentação afirmando que com os controles que existem atualmente no uso de materiais preparados em fibrocimento com amianto crisotila não expõe nem os trabalhadores e nem os consumidores sob risco excessivo de câncer.

(Foto: Amianto de crisotila)

Índice

Postagens populares