Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Nos dias 24 e 31 de agosto o judiciário foi palco do debate sobre o uso controlado do amianto crisotila no Estado de São Paulo. A ocasião reuniu 35 expositores entre especialistas de órgãos públicos e privados, entidades da sociedade civil, representantes da indústria, de trabalhadores, entre outros. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3937) questiona lei estadual que proíbe a exploração e comercialização de amianto em solo paulista. O relator é o Ministro Marco Aurélio. Aqui você encontra o resumo de todas as exposições feitas durante Audiência Pública realizada no Supremo Tribunal Federal (STF).

Contato

Regras do blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Exportação cresce mais que consumo interno, diz pesquisadora


Ana Lucia Gonçalves da Silva, professora do Instituto de Economia da Unicamp, apresentou na audiência pública que debate o uso seguro do amianto no Estado de São Paulo dados de sua pesquisa sobre o setor. De acordo com  a docente, a produção de amianto vem caindo gradativamente.

Gonçalves da Silva argumenta que na década de 70, produzia-se  cinco milhões de toneladas de amianto, contra menos de 2,5 milhões de toneladas em 2007, sendo que 90% da produção estão concentradas em poucos países. "Isso reflete o crescimento do número de países que tem optado pelo banimento do amianto", diz.

Falando sobre o consumo mundial, a professora afirmou que95% do uso se concentram em países periféricos do leste europeu, da Ásia e da América Latina, onde a renda é mais baixa. No Brasil, observa Gonçalves da Silva, 68% da produção brasileira de amianto vai para o comércio externo.


Apresentando dados do Departamento Nacional de Produção Mineral, a docente explicou que as expectativas de produção em 2010 eram de 254 mil toneladas, sendo 137 mil toneladas para consumo interno. Entre 1995 e 2007, a produção total de amianto no Brasil aumentou 22%, sendo que a exportação cresceu 140%.

"Isso significa que cresce muito a produção, mas muito mais para exportação, havendo redução do consumo interno das fibras produzidas no país", pondera. Silva ressaltou ainda que 64% da produção de amianto que fica no Brasil são destinadas para o consumo do grupo Eternit, que também é dono da mina de extração do mineral. Silva afirma que 98% do consumo de amianto no Brasil é para a produção de artefatos de fibrocimento que usam amianto.

Como conclusão, ela ressalta a absoluta relevância do consumo cativo que a Eternit tem da mina da sua própria coligada, a Sama. A Eternit responde por 64% do consumo da produção de amianto crisotila da Sama que fica no Brasil.

Finalizando, a professora afirma que quanto se discute o impacto econômico da substituição, "todos os argumentos são exagerados". 

Índice

Postagens populares