Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Nos dias 24 e 31 de agosto o judiciário foi palco do debate sobre o uso controlado do amianto crisotila no Estado de São Paulo. A ocasião reuniu 35 expositores entre especialistas de órgãos públicos e privados, entidades da sociedade civil, representantes da indústria, de trabalhadores, entre outros. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3937) questiona lei estadual que proíbe a exploração e comercialização de amianto em solo paulista. O relator é o Ministro Marco Aurélio. Aqui você encontra o resumo de todas as exposições feitas durante Audiência Pública realizada no Supremo Tribunal Federal (STF).

Contato

Regras do blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Indústria pode reduzir casos de doenças relacionadas com amianto adotando medidas preventivas




Coordenador do mais abrangente estudo epidemiológico já realizado no Brasil – o Projeto Asbesto – e cujo objetivo principal foi avaliar os efeitos na saúde dos trabalhadores da mineração do amianto, Ericson Bagatin expôs suas considerações durante audiência pública que debate a Lei nº 12.648/2007 do Estado de São Paulo e que proíbe o uso do amianto em todas as formas no território paulista. Com base nos resultados, o médico avalia que medidas de controle e prevenção adotadas na cadeia de suprimentos que contenham amianto em sua formulação são suficientes para evitar futuros problemas de saúde entre os trabalhadores.



O estudo científico coordenado por Bagatin demonstrou uma redução expressiva no número de doenças relacionadas à mineração de amianto quando a extração se restringiu apenas ao do tipo crisotila – também conhecido como amianto branco. A qualidade do mineral, assim como a implementação de medidas de proteção coletiva dos trabalhadores estipuladas em 1977, mantidas e aprimoradas desde então, foram apontadas no levantamento como as principais causas dessa diminuição de casos.


A pesquisa observou o comportamento de 4.220 mineiros, classificados em grupos cronológicos e que atuam nas minas em diferentes atividades. Então, foi aferido o quanto cada um desses trabalhadores fica exposto às fibras durante o expediente. De acordo com o médico, ocorrências de doenças pleurais foram substancialmente maiores entre os mineradores que exerciam essa atividade entre os anos de 1940 e 1966, assim como no período entre 1967 até 1976. “Nessa época, eles estavam mais expostos e durante mais tempo às fibras de amianto”, observa Bagatin.

Comparando esses resultados aos apresentados pelos mineiros em atividade entre 1977 a 1980 e de 1981 em diante, notou-se uma curva decrescente nos casos de doenças relativas à manipulação de amianto. Assim, na avaliação do médico, pesquisador e especialista, controle e cuidados durante a cadeia produtiva são suficientes para salvaguardar a saúde do trabalhador. 

(Foto: Ericson Bagatin, Chrysotile Institute)  



Índice

Postagens populares