Saiba tudo sobre este mineral revolucionário

Leia mais


Nos dias 24 e 31 de agosto o judiciário foi palco do debate sobre o uso controlado do amianto crisotila no Estado de São Paulo. A ocasião reuniu 35 expositores entre especialistas de órgãos públicos e privados, entidades da sociedade civil, representantes da indústria, de trabalhadores, entre outros. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3937) questiona lei estadual que proíbe a exploração e comercialização de amianto em solo paulista. O relator é o Ministro Marco Aurélio. Aqui você encontra o resumo de todas as exposições feitas durante Audiência Pública realizada no Supremo Tribunal Federal (STF).

Contato

Regras do blog

Para se comunicar com a equipe do Blog Amianto Crisotila por favor envie e-mail utilizando nossa ferramenta de contato acima.

Nosso compromisso em levar informação de credibilidade sobre essa fibra natural vai além desse espaço físico.

Receba nossa newsletter

Ex-funcionário da indústria pede banimento do amianto



Emocionado e bastante nervoso, Doracy Maggion, foi um dos expositores da audiência pública presidida pelo ministro Marco Aurélio e que debate o uso seguro do amianto crisotila no Estado de São Paulo. Maggion é ex-funcionário da Eternit e autodeclarado vítima da exposição ao amianto. É um dos fundadores da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto (Abrea).

Durante sua exposição, Maggion citou vários companheiros de trabalho que morreram de doenças relacionadas ao amianto e de como sente falta deles. Entre outros, lembrou da história de um ex-funcionário da Eternit de Osasco, que teve diagnóstico de placas pleurais, asbestose e depois foi diagnosticado com mesotelioma. Falou também de Aldo Vicentini, advogado que fazia parte da Abrea e que só trabalhou quatro anos no almoxarifado da Eternit.


"É o único que não tinha diagnóstico de nenhuma placa pleural e, de repente, teve um derrame de pleura e morreu em quatro meses com um mesotelioma de pleura", afirmou.

 Encerrando sua apresentação, pediu o banimento do amianto para que as futuras gerações não sofram o que ele está sofrendo.

 (Foto: Ministro Marco Aurélio durante audiência pública, Migalhas)


Índice

Postagens populares